Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Portugal - Vinho Verde.

Quando experimentei pela primeira vez um vinho verde (degustação as cegas), eu achei que o vinho era verde, meu deus, não precisa dizer o que vc esta pensando sobre isso, eu sei, quanta falta de conhecimento, não é mesmo. Sei lá, acho que não. Vamos pensar assim, eu estava no curso básico de vinhos, do ciclo das vinhas (http://www.ciclodasvinhas.com.br/) e todos que estavam participando pensaram a mesma coisa, só não falaram pra não ficar feio.
Vamos lá, Vinho Verde são de Portugal, ora pois, da região norte de Portugal, região do Minho, próximo a região do Douro, outro lugarzinho sensacional para produzir vinhos.
O Vinho Verde é claro que não é verde, para explicar melhor isso, eu li algumas reportagens na Revista Adega, e segue o texto que retirei de lá:
" Duas são as versões mais conhecidas. O Vinho Verde leva esse nome porque as uvas da região, mesmo quando maduras, têm elevado teor de acidez, produzindo líquidos cujas características lhes dão a aparência de vir de uvas colhidas antes da correta maturação. A outra explicação diz que "Vinho Verde" significa "vinho de uma região verde", ou seja, a denominação deriva da belíssima paisagem local, onde o verde das terras cultivadas se perde no horizonte.
Na realidade, a mais completa explicação foi bem resumida por Luís Lopes, editor da Revista de Vinhos, de Portugal: "Tudo indica que, efectivamente, o nome Vinho Verde, que já vem do século XIX, se deve precisamente ao fato da conjugação do clima e das antigas técnicas de viticultura locais (vinhas exuberantes, conduzidas em altura e profusamente regadas pela água das hortas) condicionarem a maturação das uvas. Ou seja, esses vinhos chamaram-se Verdes porque eram efetivamente feitos de uvas verdes. Tanto que a legislação vitivinícola portuguesa de 1946 dividia os vinhos nacionais, precisamente, entre 'verdes' e 'maduros'.
Portanto, agora você conhece um pouco sobre os Vinhos Verdes. Precisa experimentá-los. Vinho é assim, gosto pessoal, hum esse é bom, hum esse é ruim.
Eu provei esse:
Nome: 3 rios
uva: alvarinho, avesso, loureiro
safra: 2007
produtor: Anselmo Mendes
Olfato: floral, nozes, maracujá
paladar: frutado, delicado, suave e fresco.
cor: palha
Provei com um queijinho de cabra, ficou diferente, poderia dizer bom. Arrisco dizer que com um bacalhau ficaria bom.
Não ficou bom com frango, provei Frango com cúrcuma, não, não, não. Mas frango é assim mesmo, difícil!
Bom é isso, tire O Sacarolha! e Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário